Atletas do Clube Naval do Funchal brilham no Campeonato do Mundo de Canoagem na Madeira

Entre os dias 3 e 6 de outubro, a ilha da Madeira acolheu o Campeonato do Mundo de Canoagem, que contou com a participação de atletas de todo o mundo. A competição decorreu no formato de downwind, com o percurso a ser ajustado conforme as condições de vento, tendo sido escolhido o trajeto Machico-Funchal, com uma distância de cerca de 20 km.

Na sexta-feira, 4 de outubro, teve lugar a largada das embarcações SS1, onde vários atletas do Clube Naval do Funchal competiram, demonstrando grande resiliência e determinação. Miguel Martins destacou-se no escalão SS1 sub 23, ao terminar na 15ª posição. Rodrigo Santos, também no escalão sub 23, alcançou o 25º lugar. Rui Macedo e Francisco Rodrigues completaram a participação do clube neste escalão, alcançando o 34º e o 38º lugar, respetivamente.

Mário Pereira, na categoria SS1 Sénior Masculino, finalizou em 57º lugar com o tempo de 02:00:24. Já na categoria Master, Pedro Mendes e André Pinto mostraram o seu valor ao conquistar o 4º e 5º lugar no escalão SS1 Master 35-39 masculino. Vítor Chaves, na categoria SS1 Master 45-49 masculino, terminou na 20ª posição, enquanto Duarte Camacho, no escalão Master 50-54, garantiu o 16º lugar. Entre as atletas femininas, Carlota Duarte brilhou no escalão SS1 Sénior Feminino, ao alcançar o 16º lugar.

O sábado, 5 de outubro, foi reservado para as competições em embarcações de dois lugares (SS2). A dupla formada por Rodrigo Santos e Miguel Martins conquistou um honroso 4º lugar na categoria SS2 Sénior Masculino. Já Pedro Mendes e Vítor Chaves, no escalão SS2 Master 35-39, foram vice-campeões, com uma marca de 01:40:35, subindo assim ao pódio e conquistando o título de vice-campeões do mundo na sua categoria.

Outro destaque foi a participação de André Pinto e Carlota Duarte na categoria SS2 Misto Absoluto, que alcançaram o 11º lugar.

Este foi o primeiro Campeonato do Mundo para a maioria dos atletas do Clube Naval do Funchal, e, apesar das dificuldades, os resultados foram positivos.

Popular